Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Operação contra Divino Lemes ameaça retorno à Prefeitura de Senador Canedo

09/08/24

A candidatura do ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) à Prefeitura de Senador Canedo sofreu um duro golpe na última quarta-feira, 7, com a deflagração de uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO). A ação investiga desvios de recursos públicos e colocou em xeque o retorno do aliado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ao comando do município.

A operação do MP-GO, além de visitar endereços ligados ao ex-prefeito, também bloqueou R$ 23 milhões em bens de suspeitos envolvidos em fraudes em licitações. O esquema, conforme apontado pelo Ministério Público, teria beneficiado empresas associadas ao grupo investigado, desde o início das licitações, em flagrante violação dos princípios de concorrência e igualdade.

“A empresa ‘vencedora’ do certame repassava a obra para o investigado que possuía grande influência na Administração Pública Municipal que executava o serviço em flagrante violação aos princípios da concorrência e da igualdade”, destacou o MP em comunicado.

A operação, batizada de “Insider”, foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e contou com o apoio da Polícia Militar de Goiás (PM-GO). Além de Senador Canedo, a ação se estendeu a Goiânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás e Palmas (TO), com 29 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos ao longo da manhã.

Em nota, a Prefeitura de Senador Canedo lamentou “ver o nome do município envolvido em mais um escândalo da gestão anterior” e afirmou que aguarda que “se faça justiça contra qualquer pessoa que faz o mal uso do dinheiro público”.

Mesmo diante das acusações, Divino Lemes manteve um tom de ironia ao comentar o impacto da operação em sua campanha. Ao ser questionado sobre as consequências para sua candidatura, respondeu: “o que é que muda? o que é que muda? Eu não devo nada, o que é que mudar?”

Lemes afirmou que a operação estava relacionada a um contrato de uma empresa que prestou serviços à sua gestão seis anos atrás, em um projeto que, segundo ele, envolvia um contrato pequeno em Senador Canedo. Sobre o efeito da operação em sua tentativa de voltar à prefeitura, ele afirmou: “Positivo demais para mim, né? Passaram ali por minha vida e qualquer hora eu estou pronto, tá bom?”


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.