14/08/24
Candidato em Goiânia, o ex-deputado estaudal Fred Rodrigues (PL) foi condenado a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral irregular e fake news em Aparecida de Goiânia.
A juíza da 132ª zona eleitoral de Aparecida considerou que o candidato agiu em benefício do correligionário, deputado federal Professor Alcides (PL), sobre o voto do parlamentar contra o regime de urgência para transformar pedofilia em crime hediondo.
Fred e o deputado federal Gustavo Gayer, ambos de Goiânia, atacaram o candidato do MDB Leandro Vilela e o ex-prefeito Gustavo Mendanha com informações mentirosas de que deles seriam responsáveis por disparos em massa de WhatsApp e que isso seria investigado pela Polícia Federal.
Exatamente esse trecho que a juíza da 132ª zona eleitoral de Aparecida considerou grave porque não existe nenhum inquérito sobre isso e o vídeo de Fred e Gayer estariam induzindo o eleitor com informações inverídicas.
Assim que soube da representação eleitoral, o deputado federal Gustavo Gayer retirou o vídeo imediatamente. O caso dele seria julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) porque Gayer como deputado federal tem foro privilegiado.
Já Fred Rodrigues foi condenado a pagar multa de R$ 5 mil e retirar o vídeo considerado propaganda eleitoral negativa irregular.