Goiânia, 26/12/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Jornal lembra de denúncias de Kajuru contra Professor Alcides envolvendo adolescentes

25/08/24

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pelo PL, Professor Alcides, anunciou que não participará dos debates entre candidatos organizados por veículos de comunicação no município durante o primeiro turno. Pelo menos quatro debates estão agendados. Alcides justificou sua ausência alegando que quer evitar ataques pessoais e ofensas durante as discussões. "Particularmente, não vou participar de debates", declarou, prevendo que seria alvo de seus concorrentes.

No entanto, segundo o jornal Hora Extra, nos bastidores a percepção é que Alcides teme que questões constrangedoras de sua trajetória política sejam trazidas à tona por seus adversários, como ocorreu em campanhas anteriores. Especialistas apontam que essa decisão pode ser um erro estratégico, pois os temas serão discutidos de qualquer forma e, sem a sua presença para se defender, a repercussão negativa junto ao eleitorado pode ser ainda maior.

Entre os problemas envolvendo Alcides, destaca-se um episódio em que o próprio candidato, em vídeo nas suas redes sociais, relembrou as acusações de pedofilia que recebeu. Durante as eleições de 2016, o então candidato a vereador de Goiânia, Jorge Kajuru, hoje senador pelo PSB, gravou um vídeo acusando Alcides de ter assediado adolescentes das categorias de base do Atlético Clube Goianiense e de ter “casado” com um jovem de 16 anos. Kajuru posteriormente se desculpou com Alcides, mas o dano à reputação do empresário já estava feito.

Em 2022, a temática da pedofilia voltou a assombrar o caminho de Alcides, quando ele foi acusado na Câmara dos Deputados de tentar impedir a tramitação de um projeto de lei que classificaria a pedofilia como crime hediondo. Alcides teria votado contra a urgência do projeto, o que gerou fortes críticas de seus pares.

Outra situação polêmica envolvendo Professor Alcides ocorreu em 2021, dentro da Universidade Alfredo Nasser, instituição da qual ele é fundador. Um vídeo gravado nas dependências da universidade mostra uma confusão entre Alcides e uma mulher, identificada como mãe de um aluno. Nas imagens, Alcides é visto insultando a mulher e a briga se intensifica até que um segurança dispara um tiro para o alto. O incidente colocou o nome de Alcides novamente em destaque nas páginas policiais.

Além disso, Alcides foi investigado por suspeitas de uso irregular de verbas públicas para abastecimento de combustíveis. De acordo com a Organização Não Governamental Observatório Político Socioambiental (OPS), o deputado federal teria registrado 211 abastecimentos em um único dia, o que levantou suspeitas de gastos fraudulentos na Operação Tanque Furado.

Atualmente, Alcides, juntamente com outros deputados do PL em Goiás, enfrenta um processo que pede a cassação de seu mandato por supostamente não ter cumprido a cota de gênero nas eleições de 2022. Embora o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) tenha considerado a ação improcedente, a decisão final caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo com o anúncio de sua ausência nos debates, as emissoras de televisão locais, como TV Anhanguera, TV Sucesso/Band, Televisão Brasil Central (TBC), e o Jornal Opção, já confirmaram a realização de rodadas de debates entre os candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia. Na disputa pelo cargo, além de Alcides, estão o ex-deputado Leandro Vilela (MDB) e o vereador William Panda (PSB).


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.