27/08/24
Pesquisa realizada pelo instituto Serpes/O Popular nos dias 12 e 13 de agosto revela que 68,7% dos eleitores de Goiânia defendem o retorno da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) ao comando da coleta de lixo, contrariando a terceirização implementada pela gestão do prefeito Rogério Cruz (SD). Apenas 13,5% dos entrevistados apoiam o encerramento das atividades da companhia.
Segundo a pesquisa, 9,7% dos eleitores acreditam que a Comurg deve se limitar à manutenção de parques e jardins, enquanto 8,2% não souberam opinar sobre o assunto.
A terceirização do serviço foi realizada em junho deste ano, com a contratação do Consórcio Limpa Gyn, após um processo licitatório marcado por suspensões e questionamentos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) e do Ministério Público de Goiás (MP-GO). A mudança gerou crises e paralisações na coleta de lixo na cidade.
Em uma tentativa de melhorar a percepção pública, o consórcio investiu em campanhas publicitárias para destacar os supostos benefícios da terceirização.
Na primeira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, divulgada em 20 de julho, a limpeza urbana foi apontada como a segunda maior preocupação dos eleitores goianienses, com 18,1%, ficando atrás apenas da área da saúde, que lidera com 42,6%.