28/08/24
Uma pesquisa realizada pelo Opção Pesquisas, instituto vinculado ao jornal Opção, investigou a influência de lideranças políticas na escolha dos candidatos a prefeito para as eleições de 2024 em Caldas Novas. O levantamento, que entrevistou 412 eleitores, revela que 61,5% dos participantes não desejam ver seu candidato a prefeito apoiado por Marconi Perillo (PSDB), ex-governador de Goiás.
Este resultado torna-se ainda mais expressivo quando comparado com outros dados da pesquisa. A rejeição a Evandro Magal (PSDB), um aliado próximo de Perillo, é de 27,7%, enquanto sua intenção de voto é de 32,8%. Por outro lado, 24,6% dos eleitores consideram desejável o apoio de Perillo, enquanto 13,9% afirmaram que "tanto faz".
Entre os líderes políticos avaliados, o governador Ronaldo Caiado (UB) se destaca como o mais influente positivamente. Questionados sobre a possibilidade de seu candidato receber o apoio de Caiado, 85,7% dos entrevistados afirmaram que gostariam desse endosso. Apenas 10,2% se opuseram e 4,1% disseram que "tanto faz". Caiado atualmente apoia o prefeito de Caldas Novas e candidato à reeleição, Kleber Marra (MDB), que lidera a pesquisa de intenção de voto com 42,2% e possui uma rejeição de 16,3%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi alvo de questionamento na pesquisa. Entre os eleitores, 39,3% manifestaram interesse no apoio de Lula a seus candidatos, enquanto 54,4% preferem que o presidente não se envolva. Um total de 6,3% dos entrevistados declarou que "tanto faz" ou não possui uma opinião formada sobre o assunto.
Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, 49% dos eleitores de Caldas Novas consideram seu apoio desejável. Por outro lado, 46,7% dos entrevistados não gostariam de ver seu candidato associado a Bolsonaro, enquanto 4,1% afirmaram que "tanto faz" ou não têm opinião definida.