Goiânia, 21/10/2024
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Prefeitura de Goiânia enfrenta déficit de 10 mil vagas na educação infantil

01/09/24

Goiânia enfrenta um preocupante déficit de 10 mil vagas na Educação Infantil, abrangendo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação (SME) e evidenciam uma dificuldade persistente em atender à demanda por vagas para crianças pequenas. O novo titular da pasta, Danilo de Azevedo Costa, assumiu recentemente e ainda não se manifestou publicamente sobre o tema.

Superintendente pedagógico da SME, Marcelo Ferreira conversou com o jornal Opção sobre a atual situação da rede municipal de ensino. Segundo Ferreira, "a secretaria resolveu grande parte do déficit da educação infantil, mas na faixa até os 3 anos (que não é obrigatória), a prefeitura ainda não consegue atender toda a demanda”. Ele destacou que, apesar dos esforços para criar 10 mil novas vagas, o déficit permanece, afetando especialmente as crianças menores.

Além das dificuldades de acesso, a qualidade do atendimento nas instituições também tem sido questionada. Ferreira explicou que a cidade alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais, mas ainda enfrenta problemas significativos no acolhimento das crianças matriculadas nos Cmeis, incluindo a falta de professores, materiais escolares, e até mesmo colchões, levando algumas crianças a dormir no chão.

O déficit atual é maior do que o registrado em 2023, quando Rodrigo Caldas estava à frente da SME, e o número de vagas em falta era de cerca de 9 mil. As mães continuam relatando dificuldades para matricular seus filhos, o que evidencia a falta de soluções eficazes para atender à crescente demanda.

A situação também tem impacto direto na motivação das crianças que dependem do ensino público. "Muitas crianças que dependem do ensino público para ter uma perspectiva de vida acabam desmotivadas, podendo deixar de ver a educação como caminho", observa Ferreira. A taxa de alfabetização na cidade é de apenas 66%, o que aponta para desafios estruturais no ensino infantil.

Ferreira ainda comentou sobre a importância de um ambiente escolar motivador e a necessidade de projetos pedagógicos que incentivem o engajamento. “Implementamos projetos voltados para a moral, o meio ambiente, e iniciativas como o 'Estudante Destaque'. Mantemos um diálogo constante com os alunos para entender suas dificuldades e orientá-los da melhor forma possível", afirmou. A Secretaria também está promovendo monitorias para alunos com dificuldades e mantendo uma comunicação ativa com as famílias.


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