02/09/24
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) parece ter outras ambições: transformar o PSD em uma base familiar. Segundo o Jornal Opção, Vanderlan estaria tentando consolidar seu poder político ao se lançar candidato a prefeito de Goiânia, mesmo com mais de dois anos de mandato no Senado ainda a cumprir, e a tentar eleger sua esposa, Izaura Cardoso, à Prefeitura de Senador Canedo.
O Jornal Opção destaca que Vanderlan, em vez de renovar as lideranças dentro do PSD, decidiu novamente colocar seu próprio nome na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Essa escolha reflete, segundo o jornal, um movimento para manter o controle político em mãos familiares, uma prática que remete a tempos passados da política goiana.
Além disso, Vanderlan teria deixado de lado o atual prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União Brasil), com quem mantinha alianças, para apoiar a candidatura de sua esposa. O jornal aponta que isso parece uma tentativa de concentrar poder em uma “panelinha” familiar, com olhos voltados para o cofre de uma das cidades mais ricas do Estado.
O Jornal Opção sugere que, ao agir dessa forma, Vanderlan repete um padrão que prioriza interesses pessoais e familiares em detrimento da renovação política e do apoio a aliados que ajudaram a construir sua base.