03/09/24
Em programa dedicado à saúde, o candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso, afirmou que a capital tem referências no atendimento de alta complexidade, mas peca na atenção básica, responsabilidade da gestão municipal.
O enredo desenvolvido pelo programa eleitoral de Vanderlan está correto, porém faz um malabarismo para não enaltecer o trabalho desenvolvido pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que lançou Sandro Mabel (UB) na disputa pela prefeitura de Goiânia.
O programa do pessedista usa um recorte do portal A Redação para enaltecer a visita de uma comitiva da Dinamarca para visitar um hospital que é referência nacional. O que Vanderlan não diz é que trata-se do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), entregue por Caiado em fevereiro de 2022.
Em outro trecho, Vanderlan também fala do ‘Albert Einstein’, hospital que tem uma unidade particular em Goiânia, portanto, não acessível para grande parte da população.
A menção do candidato, porém, não foi em vão. É que a Sociedade Israelita Albert Einstein assumiu recentemente a gestão do Hospital e Urgências de Goiânia (Hugo), que passará por uma grande reforma no valor de R$ 100 milhões. Pelo menos na TV, Van Van Van anda de carona.