05/09/24
O presidente Lula surpreendeu o Senado ao definir o senador Jaques Wagner como relator da indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central.
Vanderlan Cardoso, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) — negou a nomeação de Wagner. "Ainda não designei relator. Nesta terça, conversarei com o presidente Rodrigo Pacheco para discutir a data da sabatina", afirmou Vanderlan.
A decisão do Planalto gerou desconforto entre os senadores, especialmente porque o anúncio ocorreu antes mesmo de qualquer deliberação no Senado.
Nos bastidores, é provável que o governo já tenha negociado com Pacheco a indicação de Wagner, mas a postura do Planalto causou um mal-estar desnecessário para Galípolo, que enfrenta a missão de apresentar seu currículo e dialogar com os senadores nesta semana antes da sabatina.
Apesar do atrito, Galípolo conta com maioria para ser aprovado no Senado e assumirá o comando do BC, cumprindo uma série de agendas nos gabinetes parlamentares para garantir apoio e fortalecer sua indicação.