11/09/24
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deve julgar em plenário nesta terça-feira, 11, como fica a situação da chapa de Vanderlan Cardoso (PSD) na disputa pela prefeitura de Goiânia nas eleições municipais deste ano. O imbróglio envolve seu candidato a vice, Pedro Daher (PP) e a divergência dentro do seu partido que segue como aliança única do PSD por meio de decisões liminares apesar da discordância da diretoria estadual, que defende o alinhamento ao candidato Sandro Mabel (UB), indicado pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
Caso a justiça eleitoral decida que o apoio do partido deve ir para a base governista, Vanderlan terá que indicar outro vice. Em entrevista ao jornal O Popular, o senador indicou que apontaria a presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, no caso de uma decisão desfavorável.
Vanderlan declarou que o que ele disse sobre Sucena está dito, mas que não falará mais sobre essa hipótese: “a coligação está segura de que, como foi vitoriosa em rigorosamente todas as decisões do primeiro grau de jurisdição, o TRE entenderá que a aliança com o PP é inteiramente legal e representa o desejo da Comissão Provisória municipal”. Após o julgamento desta terça, é possível que o PP estadual entre com recurso, levando o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).