Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


TRE-GO barra coligação PSD/PP, e Vanderlan Cardoso deve anunciar novo vice

12/09/24

Em uma decisão que pode alterar o cenário das eleições municipais de Goiânia, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu nesta quarta-feira, 11, impedir a coligação entre o Partido Progressistas (PP) e o Partido Social Democrático (PSD) de Vanderlan Cardoso, além de barrar a aliança do PP com o União Brasil (UB), de Sandro Mabel, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Com a votação de cinco votos a dois, o PP foi excluído das coligações, impactando diretamente a campanha de Vanderlan, que tinha o ex-vereador Paulo Daher (PP) como vice-prefeito.

Com o desfecho da sessão, Vanderlan Cardoso enfrentará novos desafios. Além de perder tempo de propaganda no rádio e na televisão, o candidato agora precisa definir um novo nome para ocupar o posto de vice em sua chapa. Segundo fontes próximas à campanha, a presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, é uma das principais opções para o cargo, o que resultaria em uma chapa "puro sangue", exclusivamente composta por membros do PSD.

Paulo Daher, em entrevista ao portal Mais Goiás, falou de sua renúncia, afirmando que a decisão foi tomada para evitar desgastes ao projeto de Vanderlan. "Agora, em relação à minha participação na chapa, isso aí é algo que eu vou conversar com o senador para renunciar o cargo e diminuir desgastes e ruídos", afirmou Daher, destacando que sua saída tem como objetivo preservar o foco no projeto de campanha. 

Embora a coordenação da campanha de Vanderlan tenha afirmado que inicialmente recorreria da decisão, Paulo Daher optou por protocolar sua renúncia na quinta-feira, 12. "Eu estou apegado ao projeto e para que não haja ruídos e possamos focar no projeto", declarou o ex-vereador, acrescentando que permanecerá ativo na campanha, agora em uma posição de coordenação.

A carta de renúncia de Paulo Daher, à qual a coluna teve acesso, ressalta que a decisão foi tomada para "prevalecer o direito constitucional da elegibilidade e da pluralidade política, preservando-se a campanha do candidato Vanderlan Cardoso". O político também indicou que sua substituição será realizada por Sucena Hummel, ressaltando que a presidente licenciada do CRC-GO já estava envolvida no projeto e possui as qualidades necessárias para ocupar o cargo de vice. "É uma pessoa capacitada, tem muita capacidade, é amiga, conhece o senador, é minha amiga também. É uma pessoa que eu vejo que pode, sim, estar ocupando essa posição, sem a menor dificuldade", destacou Daher.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.