16/09/24
De acordo com informações do Jornal Opção, o grupo político do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está confiante na reeleição do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (União Brasil), nas eleições de 6 de outubro. Caso isso se confirme, a empresária Izaura Cardoso (PSD) será derrotada, mas a derrota será vista mais como um revés político para seu marido, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), do que para ela própria.
Segundo o Jornal Opção, Vanderlan Cardoso teria revelado em reunião com aliados que lançou a candidatura de sua esposa com o objetivo de manter o controle de pelo menos uma cidade, prevendo a possibilidade de uma derrota em Goiânia. No entanto, as pesquisas apontam Fernando Pellozo em primeiro lugar na disputa em Senador Canedo, com Izaura Cardoso em segundo, sendo ameaçada por Christiane Pina.
Em Goiânia, a situação de Vanderlan também é incerta. As pesquisas indicam um empate técnico entre ele, Sandro Mabel (União Brasil) e Adriana Accorsi (PT), mas o crescimento de Mabel representa um risco para as aspirações de Vanderlan. Se Mabel descolar na liderança, Vanderlan terá que disputar uma vaga no segundo turno diretamente com Accorsi, o que pode enfraquecer ainda mais sua posição.
Caso Vanderlan não consiga ir ao segundo turno em Goiânia — ou, se for, e ainda assim perder —, o cenário político do grupo Cardoso pode sair gravemente enfraquecido. Uma derrota dupla, tanto em Senador Canedo quanto em Goiânia, pode comprometer as futuras ambições de Vanderlan, que poderá ser forçado a reavaliar seus planos para 2026. Nesse contexto, especula-se que, em vez de disputar o Senado, Vanderlan poderia optar por uma candidatura a deputado federal, enquanto sua esposa, Izaura Cardoso, concorreria ao cargo de deputada estadual.