19/09/24
A candidatura de David Moreira (PSDB) à Prefeitura de Alvorada do Norte, no Nordeste de Goiás, foi indeferida pela Justiça Eleitoral, em decisão proferida pelo juiz Paulo Henrique Silva Lopes Feitosa. Moreira, que contava com o apoio do ex-governador Marconi Perillo, enfrenta irregularidades relacionadas à sua gestão anterior como prefeito, o que motivou o pedido de impugnação pela coligação Alvorada Pode Mais e pelo candidato adversário, Idelvan Nunes Ribeiro (PDT).
O principal ponto da contestação envolve a desaprovação das contas de Moreira referentes ao período em que administrou o município, entre 2013 e 2016. A Câmara Municipal reprovou suas contas devido a irregularidades consideradas insanáveis, configurando ato doloso de improbidade administrativa. Entre as falhas apontadas, destaca-se o fato de que Moreira aplicou apenas 22,25% dos recursos públicos em educação, abaixo do mínimo constitucional de 25%.
O advogado de defesa de David Moreira, Danúbio Cardoso, informou ao jornal Opção que já recorreu da decisão e garantiu que seu cliente "será candidato", mas preferiu não comentar detalhes sobre o processo judicial em andamento.
Mesmo com o arquivamento da ação de improbidade pelo Ministério Público, a Justiça Eleitoral julgou que o caso era relevante para a análise do registro de candidatura. Na decisão, o juiz ressaltou que "a reprovação de contas do impugnado pela Câmara Municipal foi proferida em 06/11/2017", o que ainda mantém Moreira inelegível pelo período de oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa.