21/09/24
O candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, destinou R$ 400 mil para impulsionar conteúdos nas redes sociais desde o início da campanha. Os dados, disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que o tucano investiu 10 vezes mais do que a média dos outros cinco principais candidatos, mas o retorno nas pesquisas tem sido limitado.
Enquanto os concorrentes, como Vanderlan Cardoso (PSD), Sandro Mabel (UB), Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL) e Rogério Cruz (SD), gastaram uma média de R$ 40 mil com impulsionamento, Matheus disparou em despesas digitais. Professor Pantaleão (UP), o último colocado nas pesquisas, ainda não divulgou suas contas no sistema do TSE.
Segundo o cientista político Guilherme Carvalho disse ao jornal Opção, essa estratégia pode não ser a mais eficiente. Ele observa que, embora as redes sociais tenham tido um impacto considerável nas eleições de 2022, "voltamos a um cenário em que para vencer é necessário um conjunto de ferramentas, incluindo as tradicionais, como a mobilização de cabos eleitorais nas ruas". Ele completa: "A aposta exclusiva em redes sociais dificilmente traz resultados expressivos sem outras ações complementares".
Nas pesquisas, Matheus Ribeiro segue enfrentando dificuldades. Na última rodada do levantamento do Opção Pesquisas, ele apareceu com 5,5% das intenções de voto, caindo da 4ª para a 5ª posição. Na rodada anterior, o tucano tinha 8,5%, o que representa uma queda de 3 pontos percentuais.
O investimento em redes sociais é a segunda maior despesa da campanha de Matheus Ribeiro, atrás apenas dos gastos com serviços prestados por terceiros, que já somam R$ 836 mil.
Gastos de impulsionamento dos candidatos
- Matheus Ribeiro: R$ 400 mil
- Sandro Mabel: R$ 72 mil
- Vanderlan Cardoso: R$ 40 mil
- Rogério Cruz: R$ 40 mil
- Fred Rodrigues: R$ 40 mil
- Adriana Accorsi: R$ 7 mil