23/09/24
A Justiça Eleitoral suspendeu pela segunda vez em Goiás uma pesquisa do instituto Veritá. Desta vez, a decisão, tomada neste domingo, 22, bloqueou a divulgação de um levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de Posse. O juiz Marcelo Alexander Carvalho Batista acatou o pedido da coligação "A Força da União", do candidato Dr. Helder (UB), que alegou omissões e contradições na pesquisa.
Entre as irregularidades apontadas, o magistrado destacou a ausência de informações sobre escolaridade, ocupação e nível econômico dos entrevistados, o que prejudica a transparência e dificulta a fiscalização dos dados. Além disso, o questionário, que deveria focar apenas na eleição para prefeito, incluiu também perguntas sobre a eleição para vereador.
Com base nessas falhas, o juiz determinou a suspensão imediata da divulgação da pesquisa, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, em caso de descumprimento. O prazo para a defesa foi fixado em dois dias.
Importante ressaltar que esta é a segunda vez que a Justiça suspende uma pesquisa do instituto Veritá em Goiás. No dia 12 de setembro, outro levantamento do instituto, referente ao município de Anápolis, também foi alvo de decisão judicial.