Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Blogueiro Bittencourt diz que Vanderlan se isolou em Goiás

04/01/24

Análise publicada pelo jornalista José Luiz Bittencourt no blog do JLB faz uma radiografia negativa da candidatura de Vanderlan Cardoso (PSD) à prefeitura de Goiânia.

Segundo Bittencourt a participação do senador na disputa se tornou inviável pelo próprio comportamento de Vanderlan, que impõe interesses pessoais sobre o processo político.

E continua avaliando que o empresário não possui requisitos que sustentem a candidatura, já que não tem apoio do próprio partido, muito menos de outras siglas, não agrega lideranças de peso e perdeu a identificação com o bolsonarismo, desde que aderiu ao bloco de sustentação à Lula no Senado. “De resto, teve o seu perfil de ‘gerente’ diluído ao assumir o mandato senatorial e praticamente desaparecer de Goiás, arrastado pelo seu trabalho interno na mais alta Câmara Legislativa do país”, completa o analista.

JLB ainda anota que o pretenso candidato não tem um plano de ação para tentar recompor as sucessivas perdas de apoio à disputa pelo Executivo municipal, além do tempo cada vez mais curto, até à eleição.

“As explicações para a difícil situação de Vanderlan decorrem do seu próprio temperamento como empresário bem-sucedido e do fato de ser um estranho no ninho das forças comprometidas com a luta pelo poder em Goiás, em todos os seus níveis. Ele não tem conexões com vereadores, prefeitos ou deputados estaduais e federais. (...) Só é leal e fiel a si mesmo – característica que leva inevitavelmente a classe política a se afastar sem resposta para uma pergunta incômoda: ‘Por que eu trabalharia para eleger Vanderlan se ele, vencendo, será prefeito em seu exclusivo benefício?’”, diz o artigo.

Bittencourt termina revelando que já há especulações sobre uma possível desistência, o que ele afirma não acreditar, em função da forma como Vanderlan enxerga uma candidatura: “Como uma aposta individual e jamais como uma proposta de grupo. Dessa vez, porém, diante de um quadro 100% desfavorável. Nada do que o impulsionou, lá atrás, parece se repetir em 2024”, conclui João Luiz Bittencourt.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.