24/09/24
O clima na corrida pela Prefeitura de Goiânia esquentou após Felipe Cecílio (MDB), suplente de deputado federal e responsável pelo plano de governo de Vanderlan Cardoso (PSD), dirigir críticas ao também candidato Fred Rodrigues (PL). Cecílio chegou a chamar Rodrigues de "energúmeno", em reação ao crescimento do candidato nas sondagens eleitorais.
A declaração de Cecílio aconteceu após a divulgação de uma pesquisa do instituto Opção Pesquisas, na qual Fred Rodrigues aparece com 11% das intenções de voto, colocando-se em quarto lugar. “Goiânia não pode errar novamente na escolha de seu prefeito. O prejuízo e o atraso causado pela atual gestão são imensuráveis”, afirmou o apoiador de Vanderlan, em clara alusão à possibilidade de Rodrigues avançar no pleito.
Na primeira rodada da pesquisa, divulgada no início de setembro, o candidato do PL tinha apenas 7,2% das intenções de voto, enquanto na última aferição subiu para 11%, uma variação positiva de 3,8 pontos percentuais. Sandro Mabel, candidato do MDB, que lidera a pesquisa com 25,7%, foi o único que teve crescimento maior, com alta de 5,1%. Adriana Accorsi (PT) aparece em segundo lugar, com 22,4%, e Vanderlan Cardoso, que tem enfrentado desafios em sua campanha, aparece em terceiro, com 20,3%.
O levantamento da Opção Pesquisas foi realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, com 852 entrevistas presenciais. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-06793/2024.