27/09/24
A deputada federal Sylvie Alves (União Brasil) denunciou em vídeo publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira, 26, uma grave ameaça feita pelo atual prefeito de Minaçu e candidato à reeleição, Carlos Leréia (PSDB). Segundo a parlamentar, o prefeito a intimidou por telefone, advertindo-a sobre as consequências caso ela participasse do "Comício das Mulheres", evento de apoio ao candidato do União Brasil à prefeitura, Roger Seabra, que ocorreu na cidade.
A ameaça, de acordo com Sylvie, foi feita em uma ligação recebida às 11h55, com duração de cerca de dois minutos. Durante a conversa, Leréia teria feito advertências diretas. "Nas ameaças, o prefeito disse que se eu pisasse em Minaçu, eu conheceria o verdadeiro Leréia e que esse era meu último aviso", relatou a deputada em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
Diante da gravidade do episódio, Sylvie Alves informou que já tomou as "providências cabíveis". O cancelamento de sua participação no evento, previsto para ocorrer em apoio ao candidato Roger Seabra, aconteceu logo após a ameaça, em uma tentativa de preservar sua segurança e integridade física.
O caso repercutiu, principalmente por levantar a questão da violência política de gênero, um problema recorrente no Brasil. Em nota oficial, o União Brasil expressou solidariedade à deputada e repudiou o ato de intimidação. "Este tipo de ataque enfraquece os direitos que as mulheres conquistaram e a própria democracia", afirmou o partido. A legenda também destacou a coragem de Sylvie em expor o caso e denunciar seu agressor às autoridades competentes, apontando seu gesto como um exemplo para outras mulheres que enfrentam situações semelhantes.