03/10/24
O candidato a prefeito de Goiânia pelo Partido Liberal (PL), Fred Rodrigues, destinou uma parcela significativa de suas despesas de campanha aos serviços advocatícios. Segundo a prestação de contas já apresentada à Justiça Eleitoral, o liberal declarou ter recebido mais de R$ 2,5 milhões em recursos do Fundo Partidário e já contabilizou despesas que somam R$ 1,948 milhão. No entanto, o que chama atenção é que cerca de 33,67% desse valor foi destinado a duas bancas de advogados, totalizando R$ 656 mil.
O maior montante, de R$ 500 mil, foi pago ao escritório Leonardo Batista Sociedade Individual de Advocacia, descrito na prestação de contas como responsável pela “Prestação de Contas Eleitorais”. Outro pagamento, de R$ 156 mil, foi feito à Victor Hugo dos Santos Pereira Sociedade Individual de Advocacia, referente a honorários advocatícios.
Esse valor expressivo faz de Fred Rodrigues o candidato que mais investiu em serviços advocatícios entre os principais concorrentes à Prefeitura de Goiânia. Em comparação, o líder nas pesquisas, Sandro Mabel (União Brasil), destinou 4,6% de seus gastos de campanha para advogados, enquanto Adriana Accorsi (PT) registrou 5,7% nessa categoria de despesas.
O montante gasto por Rodrigues com serviços advocatícios supera até mesmo o valor investido em publicidade. De acordo com sua prestação de contas, foram pagos R$ 540 mil à agência Contexto Digital Ltda, representando 28% de todas as despesas de campanha. A desproporção entre os gastos com advocacia e publicidade levanta questionamentos sobre a estratégia financeira da campanha do candidato.