Goiânia, 30/12/2024
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Pesquisa que traz Fred na frente foi comemorada pelo liberal antes que ela fosse realizada

03/10/24

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Fred Rodrigues, tem usado suas redes e o programa eleitoral gratuito para comemorar o resultado da pesquisa do instituto Veritá, divulgada no último domingo (29/09). No levantamento, que foi de fato registrado no TSE sob o nº GO-08067/2024, o liberal aparece liderando a disputa, mas o estudo foi colocado sob suspeita pelo próprio candidato, que, em sabatina no JA1, da Televisão Anhanguera, antecipou que a pesquisa o traria em primeiro lugar.

A previsão feita por Fred causou estranheza, já que, conforme os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coleta de dados só foi concluída no dia 28 de setembro, dois dias após a sabatina. A situação levantou questionamentos sobre a credibilidade do levantamento, apesar de o resultado, divulgado posteriormente, de fato indicar Fred como o primeiro colocado na disputa.

A gafe aconteceu quando Fred tentava rebater o comentário do jornalista Honório Jacometto, que apontou a dificuldade do candidato em subir nas pesquisas anteriores. "A própria pesquisa Veritá que saiu na semana passada, e já tem outra, se não me engano para ser divulgada no domingo (dia 29), segundo o TSE, mostra o nosso crescimento e mostra que o eleitorado de direita já nos identificou assim", afirmou o candidato, aparentemente confiante no desfecho antes mesmo de a coleta de dados estar concluída.

A antecipação do resultado gerou repercussão e colocou o levantamento sob suspeita, levantando dúvidas sobre a lisura do processo e as informações acessadas pelo candidato. Mesmo assim, Fred seguiu comemorando o resultado em suas redes sociais e no horário eleitoral gratuito, enfatizando sua liderança apontada pelo instituto Veritá.

De acordo com o relatório do Instituto Veritá, a pesquisa mencionada por Fred foi realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, com 600 eleitores de Goiânia, e registrada no TSE sob o número GO-08067/2024. O estudo foi financiado pelo próprio instituto ao custo de R$ 63.917,00, sem vínculo com veículos de comunicação, e não houve emissão de nota fiscal para o serviço.

Confira abaixo o vídeo:

 
 
 
 
 
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