Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Rogério Cruz quer mudar o Imas em ano eleitoral

06/01/24

Intenção é transformar o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) em um Serviço Social Autônomo (SSA), processo semelhante ao que foi feito no Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde), antigo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Cruz, que ressaltou que a possibilidade de mudar a natureza jurídica do Imas, ainda está sendo estudada e negociada.  

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Goiânia a proposta ainda vai passar por análises de sua viabilidade técnica e legal para formatação de um projeto e que “a gestão municipal e do Imas se comprometem a prestar mais esclarecimentos, assim que houver definição das medidas”.

Apesar da mudança ainda estar em análise, já enfrenta resistência dos sindicatos de servidores. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) e membro do Conselho de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Conas), Aliandro Paulo de Jesus, a reestruturação do Imas já foi muito discutida pelo Conselho, que apontou 12 itens que poderiam ser abordados para buscar soluções, mas apenas uma foi implantada. “Agora, as outras metodologias precisam ser aplicadas antes de se falar em ‘privatização’. Essa autogestão nada mais é que isso, uma privatização. E privatizar nós não concordamos.”

Historicamente, o Imas enfrenta diversos problemas, que invariavelmente, afetam o atendimento ao segurado. Suspensão do atendimento da rede credenciada por atrasos no pagamento, uso político do Instituto, gestões incompetentes e desastradas que trazem inúmeros prejuízos, são apenas algumas das mazelas que atingem o Imas.

Em pouco mais de três anos da administração Rogério Cruz (Republicanos) o Imas já teve seis presidentes: Adriano Valotto, Luiz Carlos da Silva Júnior (Júnior Café), Jefferson Leite, Welmes Marques da Silva, Gizza Laurene Carmo Di Oliveira Lemos e o atual, Marcelo Marques Teixeira.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.