12/10/24
Em entrevista à TV Brasil Central (TBC), o candidato Fred Rodrigues (PL), que concorre à Prefeitura de Goiânia, gerou polêmica ao afirmar que as mulheres devem receber salários menores que os homens. A fala, feita durante um debate sobre as diferenças salariais entre gêneros, atraiu críticas por reforçar desigualdades e preconceitos no mercado de trabalho.
Na época da entrevista, Fred era deputado estadual, mas teve seu mandato cassado por problemas em suas contas de campanha. Mesmo assim, durante a entrevista, ele defendeu que "homens deveriam ganhar mais que mulheres" em razão de eventuais afastamentos femininos, principalmente por gravidez.
“Vamos pensar: um cara é dono de uma lanchonete, ele precisa contratar um funcionário para ajudá-lo, e ele vai contratar aquela mulher que pode ficar grávida. Aí as pessoas falam: 'Nossa, mas é cruel não contratar a mulher só porque ela pode engravidar', mas você tem que pensar o seguinte: talvez ele contrate aquela mulher, ela fica grávida, e agora ele tem que arcar, não só com ela, mas também com o novo funcionário que ele terá que contratar", declarou Fred Rodrigues durante a entrevista.
As declarações causaram indignação, sobretudo em grupos feministas e defensores da igualdade de gênero. Para muitos, a fala de Fred reforça uma mentalidade ultrapassada que alimenta a disparidade salarial entre homens e mulheres, além de ignorar a legislação trabalhista que assegura direitos iguais no trabalho, independentemente de gênero.