18/10/24
O discurso antissistema adotado pelo candidato Fred Rodrigues (PL) na campanha pela prefeitura de Goiânia, tem sido alvo de críticas por esconder, segundo analistas, um projeto político que pode prejudicar os mais pobres. De acordo com o blogueiro Cloves Reges, o candidato promete mudança, mas suas propostas revelam um desprezo pelas questões sociais, o que pode agravar a desigualdade na capital.
Reges destaca que a retórica de ruptura, promovida por Rodrigues e outros políticos de extrema-direita, não oferece soluções concretas para os desafios enfrentados pela população mais vulnerável. Pelo contrário, sua campanha contribui para a polarização política, afastando o debate de temas essenciais, como a melhoria dos serviços públicos e a redução das desigualdades. Segundo o blogueiro, o discurso meritocrático defendido por Rodrigues ignora as barreiras estruturais que impedem o acesso de muitos a oportunidades.
A crítica é ainda reforçada por estudos que apontam que, ao adotar uma retórica de combate à corrupção e à elitização da política, a extrema-direita mascara intenções de aprofundar a hierarquia social existente. Segundo essa análise, as políticas defendidas por Fred Rodrigues desmantelam programas de proteção social, afetando negativamente aqueles que mais dependem dos serviços públicos.