20/10/24
O empresário Ugton Batista, conhecido por sua proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou apoio ao empresário Sandro Mabel na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Ao jornal Opção, Batista afirmou que sua escolha por Mabel vai além de alinhamentos ideológicos e é baseada na "responsabilidade política e administrativa". Ele também fez críticas ao candidato Fred Rodrigues (PL) e ao deputado federal Gustavo Gayer (PL), sugerindo que ambos estão conduzindo a direita à ruína em Goiás.
Ugton Batista tem uma longa relação de amizade com Bolsonaro, sendo uma figura-chave na aproximação do ex-presidente com o cenário sertanejo brasileiro. “Quando Gustavo Gayer ainda era desconhecido na política, eu já conversava com Bolsonaro sobre a candidatura dele à presidência”, relembra Batista. Apesar de ser um bolsonarista fiel, ele não poupou críticas ao candidato do PL a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues, classificando-o como despreparado.
“Sandro Mabel é o candidato mais capacitado para recuperar Goiânia, e estou com ele porque a cidade precisa de um gestor de verdade, alguém que saiba resolver problemas. Fred Rodrigues nunca geriu nada, e se ele for eleito, será um desastre, piorando ainda mais o que Rogério Cruz já fez”, declarou Batista, referindo-se ao atual prefeito da cidade.
Para Ugton Batista, Fred Rodrigues é o "candidato dos ricos" e não representa os interesses da população mais carente. "Fred e Gayer defendem os interesses de uma elite, eles não se importam com os pobres", afirmou. "Enquanto isso, Sandro Mabel tem o apoio popular, além de estar alinhado com o governador Ronaldo Caiado e ter boas relações em Brasília, o que é fundamental para uma administração eficiente."
Batista também alertou sobre o que considera a incapacidade de Fred Rodrigues em estabelecer boas relações com a Câmara Municipal, o que, segundo ele, poderia resultar em um impeachment precoce. "Fred não tem interlocução com ninguém, nem em Goiânia, nem em Brasília. Se ele for eleito, em poucos meses a Câmara o cassaria, até com o apoio de seus próprios eleitores", previu.
O empresário não poupou palavras ao criticar a postura de Gayer e Fred, apontando-os como os responsáveis pelo enfraquecimento da direita no estado. "Eles são radicais demais e não entendem que é preciso dialogar com o centro e falar sobre gestão", argumentou. Batista comparou o estilo de liderança de Gustavo Gayer ao de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. "Tarcísio é um gestor, Gayer é um radical. É por isso que Tarcísio não tem simpatia por ele", comentou.
Ugton Batista também questionou a coerência de figuras da direita que fazem defesa da família, mas possuem comportamentos contraditórios. "A defesa da família não pode ser só discurso, enquanto na prática a realidade é outra", pontuou.
Ao finalizar a entrevista, Batista reafirmou seu apoio a Sandro Mabel para 2024 e a Bolsonaro para 2026. "Estou com Mabel para salvar Goiânia e com Bolsonaro para salvar o Brasil. Quero ajudar a direita a se reconstruir em Goiás e evitar que seja destruída por radicalismos e incompetência."