22/10/24
O site de notícias Diário de Goiás acionou a equipe jurídica e divulgou nota de repúdio contra o candidato Fred Rodrigues (PL) pelo uso indevido, fora de contexto e com utilização de trucagem do trecho de um vídeo produzido pelo site há um ano. A campanha de Fred utiliza a trucagem para atingir o adversário na disputa pela prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil).
“Como veículo de comunicação sério e respeitado, o Diário de Goiás repudia a utilização parcial e sem autorização do material jornalístico. Mas, em especial, repudia o uso da imagem dos jornalistas e a manipulação do contexto”, diz trecho da nota publicada pelo Diário de Goiás.
Na entrevista, concedida aos jornalistas Vassil Oliveira e Altair Tavares, editor site, especulam sobre a possibilidade de Mabel ser candidato a prefeito de Goiânia, que na época já tinha o nome sondado para a disputa. No vídeo original, em tom descontraído, Vassil brinca que ao tentar marcar a entrevista, foi informado que o empresário estaria cochilando. Mabel nega “O dia que eu estiver dormindo (neste horário), você nem vai querer me entrevistar porque eu já não estarei valendo mais nada”, e todos riem da situação.
Na trucagem usada por Fred Rodrigues, a resposta de Mabel não aparece. O momento da entrevista, em outubro do ano passado, também não é informado na propaganda do PL. A montagem permite o eleitor achar que o momento ocorreu durante a campanha e não há um ano, como ocorreu. A montagem usada nas redes sociais de Fred e do deputado federal Gustavo Gayer (PL) também junta trechos de outros vídeos. Em todos os trechos existem falas cortadas, descontextualizadas, tentando associar Mabel a um desinteresse pela eleição.
Leia na íntegra a nota de repúdio divulgada pelo Diário de Goiás:
“O portal Diário de Goiás acionou nesta terça-feira, 22 de outubro, a sua Assessoria Jurídica face à divulgação parcial, descontextualizada, abusiva e repetitiva de trecho de uma gravação de teor jornalístico realizada por profissionais da empresa e veiculada em outubro de 2023. Os fatos são de responsabilidade da campanha do candidato do PL à prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues, e denotam trucagem em campanha partidária com intenção de levar o eleitor a erro de interpretação.
O trecho utilizado reiteradas vezes em vídeo, sem autorização, e replicado pelas redes sociais do candidato e seus apoiadores, expõe a imagem de dois profissionais à época da gravação, Vassil Oliveira e Altair Tavares, em uma pergunta, cuja resposta é omitida. Além de expor inadequadamente os profissionais, que nada têm a ver com a campanha do candidato, e ferir o direito de imagem deles, a montagem induz o eleitor a acreditar no conteúdo da montagem, diferente do que foi veiculado no contexto daquela entrevista.
Como veículo de comunicação sério e respeitado, o Diário de Goiás repudia a utilização parcial e sem autorização do material jornalístico. Mas, em especial, repudia o uso da imagem dos jornalistas e a manipulação do contexto, tendo em vista que na época da entrevista o adversário de Rodrigues sequer era candidato à prefeitura de Goiânia e sim um dirigente de entidade classista de Goiás.
Os fatos transcorridos são de gravidade para os comunicadores goianos e despertam nossa preocupação para a forma legalista e respeitosa com que os veículos e profissionais de comunicação de Goiânia devem ser tratados, agora e no futuro.“