29/10/24
Encerrada a disputa eleitoral em Goiânia, as investigações contra Fred Rodrigues (PL) seguem em frente. O candidato, que concorreu à Prefeitura e foi derrotado por Sandro Mabel (União Brasil), foi alvo de uma denúncia à Polícia Federal (PF) por suspeita de falsidade ideológica. A Superintendência da PF em Goiás recebeu uma notícia-crime que alega que Rodrigues mentiu ao afirmar que era bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) — informação que constava no portal da Justiça Eleitoral.
A denúncia foi protocolada pela coligação "União por Goiânia", do candidato Sandro Mabel, com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que trata da inserção de dados falsos para fins eleitorais. O Ministério Público Eleitoral acionou a PUC-GO, solicitando esclarecimentos sobre a formação de Rodrigues, e a universidade confirmou que ele não concluiu o curso. Segundo a PUC-GO, a matrícula de Rodrigues foi desativada em 2013, e ele não completou as 200 horas complementares obrigatórias, além de não ter colado grau.
A PUC-GO detalhou ainda que Rodrigues iniciou o curso em 2004, por transferência de outra faculdade, mas nunca obteve o diploma de bacharel em direito. A instituição afirmou que ele também não pediu transferência para outra universidade que pudesse ter expedido o diploma. Com essa resposta, o Ministério Público e a Polícia Federal continuam analisando o caso, que pode implicar Rodrigues em crime eleitoral por falsidade ideológica.