30/10/24
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu enfraquecido nas eleições municipais de Goiás após a derrota dos candidatos Fred Rodrigues, em Goiânia, e Professor Alcides, em Aparecida de Goiânia. Ambos, apoiados por Bolsonaro, perderam para os nomes defendidos pelo governador Ronaldo Caiado (UB), em uma disputa que expôs o embate pela hegemonia da direita no estado. A análise é do jornalista Pedro Moura, do Jornal Opção.
Bolsonaro, que vê sua influência no movimento conservador desgastada, dedicou-se aos maiores colégios eleitorais de Goiás, visitando Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Durante a campanha, alfinetou Caiado e seus candidatos, criticando as escolhas do governador e chegando a dizer que, se os apoiados por Caiado vencessem, ele “poderia esquecer” a presidência em 2026.
No entanto, os resultados mostraram o contrário. Sandro Mabel (UB), escolhido por Caiado após pesquisas qualitativas, venceu com 55% dos votos, virando sobre Fred Rodrigues, que liderava no primeiro turno. Em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) consolidou uma ampla vitória sobre Professor Alcides, com 63,6% dos votos válidos.
As derrotas reforçam a perda de força de Bolsonaro dentro do movimento de direita, evidenciada também em outras regiões. Além de ter perdido as eleições presidenciais de 2022 para Lula, Bolsonaro, agora inelegível e investigado pela Polícia Federal, observa seu prestígio enfraquecer nas urnas de 2024, enquanto o governador Caiado já anuncia sua candidatura ao Palácio do Planalto para 2026.