Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Cientistas políticos descartam qualquer chance do PSDB na eleição de Goiânia

09/01/24

Durante uma entrevista no programa "Jackson Abrão entrevista", os cientistas políticos Francisco Tavares e Denise de Paiva analisaram as perspectivas para as eleições municipais em Goiânia. Doutores em ciências políticas, os especialistas destacaram que a disputa pelo Paço Municipal tem girado em torno de questões locais, como a crise do lixo, mobilidade urbana, alagamentos e a insatisfação dos servidores.

Quando questionados sobre os possíveis candidatos apresentados pelo PSDB, Matheus Ribeiro e Aava Santiago, Francisco Tavares expressou ceticismo em relação ao potencial desses nomes para ganhar espaço em Goiânia. "Não tenho dúvida de que a eleição na capital goiana será definida entre a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Portanto, não há a menor chance para outras siglas fora desse cenário, como, por exemplo, o PSDB", afirmou Tavares.

Entretanto, os especialistas apontaram que a maneira como as campanhas eleitorais serão conduzidas neste ano pode garantir visibilidade e abrir portas para futuras candidaturas em 2026. Francisco Tavares alertou para os desafios tecnológicos, especialmente o uso indevido da Inteligência Artificial (IA), que pode interferir diretamente na corrida política, destacando a disseminação de Fake News como um ponto crítico.

"A virada da inteligência artificial, especialmente na produção de imagens falsas, começará a acontecer a partir de agora. Podemos esperar tentativas em 2024, já pensando no cenário de 2026. Portanto, as autoridades e a sociedade devem ficar atentas a essas questões", concluiu Tavares, ao ressaltar a importância de combater a desinformação e os riscos associados ao uso inadequado da tecnologia durante as campanhas eleitorais.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.