11/11/24
As obras de duplicação da BR-153 no trecho norte de Goiás, administrado pela concessionária Ecovias do Araguaia, estão previstas para começar em 2025, com prazo de conclusão até outubro, conforme o contrato de concessão firmado em 2021. O projeto inclui a duplicação de 53,44 km nos municípios de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis até o final do quarto ano de concessão. A concessionária já entregou, em setembro de 2024, o primeiro trecho duplicado no Tocantins, com 12,85 km na região de Gurupi.
A falta de duplicação na BR-153 entre Anápolis e o Tocantins é uma demanda antiga, devido ao alto índice de acidentes que ocorrem no trecho, que tem tráfego intenso de caminhões. Mesmo com melhorias no asfalto, os problemas de segurança persistem, especialmente pela ausência de espaço adequado para ultrapassagens. Em 2023, foram registrados 352 acidentes na rodovia, com 50 mortes e 434 feridos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) relata que, apenas até o início de novembro deste ano, houve 228 acidentes, resultando em 16 mortes.
Segundo a Ecovias, houve uma redução de 35% nos acidentes com vítimas fatais entre 2023 e 2024, reflexo das melhorias na infraestrutura e do trabalho de conscientização de motoristas. Até outubro, a concessionária realizou cerca de 130 mil atendimentos, incluindo socorro mecânico, médico, resgate de animais e combate a incêndios. Para o próximo ano, estão previstos investimentos de R$ 410 milhões, que incluem a construção de viadutos, pontes, vias marginais, acessos e passarelas ao longo do trecho em Goiás e Tocantins.
O plano completo de duplicação da Ecovias do Araguaia prevê um total de 448,54 km duplicados em Goiás até o final do contrato, com a entrega de 622 km até 2032. Entre as melhorias adicionais estão 144 novos retornos, 42 interconexões, 27 km de faixas extras, e 19 passarelas para pedestres. As cidades de Anápolis e Porangatu terão extensões significativas de duplicação, assim como Campinorte, onde a segunda maior obra será realizada.