12/11/24
O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou em suas redes sociais que já está em articulação para ampliar as vagas em creches da capital. Segundo ele, cerca de 10 mil crianças estão atualmente na fila de espera, e a meta é garantir que todas as famílias sejam atendidas. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11, com líderes religiosos, Mabel buscou firmar parcerias com igrejas, visando suprir a demanda até que novas unidades educacionais sejam construídas.
“Queremos que cada família seja atendida e que nossas próximas gerações tenham o futuro que merecem”, declarou Mabel. Ele destacou que as igrejas parceiras vão auxiliar na oferta de vagas emergenciais, reduzindo a fila enquanto se implementam soluções de médio e longo prazo.
Além das parcerias locais, Mabel viajou recentemente a Brasília em busca de recursos federais para o município. Na quarta-feira, 6, o prefeito eleito e a deputada federal Flávia Morais (PDT) estiveram no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde dialogaram com a presidente do órgão, Fernanda Pacobahyba. Na ocasião, Mabel relatou que conquistou “importantes avanços” para ampliar as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital.
Conforme informações publicadas nesta terça-feira, 12, pelo jornal O Popular, o futuro prefeito planeja iniciar sua gestão com a aquisição de vagas em creches privadas, através de um edital de credenciamento que deve ser lançado em breve. A equipe de transição já possui uma minuta do edital, inspirada no modelo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre (RS), que adota parcerias com instituições particulares e entidades filantrópicas para ampliar o atendimento infantil.
A ampliação das vagas em creches foi uma das principais promessas de Mabel durante sua campanha. Ele assegurou que nos primeiros cem dias de sua administração nenhuma criança ficaria fora das creches municipais. As medidas adotadas até agora mostram o comprometimento do futuro prefeito em viabilizar o acesso à educação infantil na cidade.