13/11/24
A equipe de transição do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), já sinaliza mudanças importantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A principal proposta é elevar o percentual de remanejamento do orçamento, atualmente fixado em 20%, para 50%, permitindo que a administração municipal realoque recursos com mais liberdade, sem a necessidade de aprovação da Câmara Municipal.
Além do aumento no remanejamento, a equipe de Mabel alerta para um cenário fiscal mais grave do que o inicialmente estimado pela gestão atual. Segundo a transição, o déficit orçamentário pode ser até 166% maior que o previsto, saltando de R$ 350 milhões para cerca de R$ 800 milhões. Essa reavaliação reforça a necessidade de ajustes no orçamento para permitir uma gestão mais dinâmica e responder aos novos objetivos e desafios da administração.
O vereador Ronilson Reis (SD), relator da LOA, declarou que seguirá o texto enviado pela atual gestão, mas estará aberto para considerar as mudanças propostas pela equipe de transição, que já planeja um encontro para discutir o andamento e a tramitação do projeto na Câmara Municipal.