Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Porto Alegre: Polícia realiza operação contra o filho do prefeito Sebastião Melo

14/11/24

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (13) contra o vereador afastado Pablo Melo (MDB), filho do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que é natural de Piracanjuba, Goiás. A operação aconteceu no gabinete do vereador e em endereços ligados a ele. Segundo o delegado Max Otto Ritter, o objetivo da ação foi a coleta de provas.

"Estamos investigando delitos licitatórios, e, além disso, há suspeitas de lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção ativa e passiva", afirmou o delegado.

As diligências desta quarta-feira fazem parte da Operação Capa Dura, que investiga supostas práticas de corrupção na Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Pablo Melo está afastado de suas funções na Câmara de Vereadores de Porto Alegre por 180 dias, após decisão da Justiça do Rio Grande do Sul. A investigação aponta suspeitas de fraude em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção relacionadas a compras na Secretaria Municipal de Educação. As irregularidades envolvem contratos para aquisição de kits de robótica, livros, brinquedos pedagógicos e assessoria ambiental, somando mais de R$ 40 milhões em 2022.

A Polícia Civil esclareceu que o afastamento de Pablo Melo “garante a integridade das investigações, afastando suspeitos de envolvimento nos ilícitos.” O vereador, por sua vez, não se pronunciou sobre a operação desta quarta-feira, mas, ao ser afastado, afirmou estar "surpreso e indignado".


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.