19/11/24
O prefeito eleito de Campestre de Goiás, Esmeraldo Correia Guimarães (PDT), foi condenado pela juíza eleitoral Zulailde Viana Oliveira por divulgar pesquisa irregular durante o período eleitoral. A decisão, emitida nesta segunda-feira (18), impõe ao político uma multa de R$ 53,2 mil. Ainda cabe recurso.
A condenação decorre de irregularidades na pesquisa, incluindo a ausência de informações sobre o número de eleitores por setor censitário, composição de gênero, idade, grau de instrução, nível econômico e a não apresentação do relatório completo dos resultados. Embora Esmeraldo não tenha contratado a pesquisa, a magistrada considerou que ele divulgou ativamente os resultados em pelo menos três postagens no Instagram, violando normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A juíza destacou que a legislação eleitoral exige o registro prévio de pesquisas para evitar a disseminação de dados que possam induzir os eleitores ao erro. Além de Esmeraldo, o instituto responsável pela pesquisa também foi condenado.