03/12/24
A ausência de repasses financeiros por parte da Prefeitura de Anápolis está impedindo o reajuste salarial dos trabalhadores do transporte coletivo, segundo a Urban, concessionária responsável pelo serviço. Em nota ao Portal 6, o representante da empresa, Carlos Leão, afirmou que atender à reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Anápolis (Sittra) depende do pagamento de valores relacionados ao programa Vale-Transporte Social.
Sancionado pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos) em março deste ano, o programa prevê o fornecimento mensal de até 80 passagens de ônibus por família e foi orçado em R$ 4 milhões, a serem pagos em 10 parcelas de R$ 400 mil. Contudo, de acordo com Leão, os repasses ainda não foram realizados, dificultando o atendimento à demanda de reajuste retroativo à data-base de junho de 2024.
A Urban informou que qualquer reajuste ou nova proposta para os trabalhadores depende de uma decisão da Prefeitura. Enquanto isso, as negociações entre as partes seguem em andamento. A reportagem tentou contato com a Administração Municipal, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestação.