Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Deputados estaduais de Goiás acumulam 720 faltas ao trabalho em 2024

09/12/24

Os deputados estaduais de Goiás somaram 720 faltas ao longo das 104 sessões ordinárias realizadas em 2024 na Assembleia Legislativa (Alego). Desse total, 310 ausências não tiveram qualquer justificativa. A média de quase sete faltas por sessão impactou os trabalhos, resultando no encerramento antecipado de diversas reuniões, especialmente em comissões e sessões extraordinárias.

As mudanças no modelo de participação híbrida, restrito às quintas-feiras desde abril, e o período eleitoral, entre setembro e outubro, contribuíram para o aumento das ausências. O levantamento aponta Henrique César (Podemos) como o parlamentar com o pior índice de frequência, registrando 44 faltas, sendo 14 sem justificativa. Outros cinco deputados também ficaram abaixo de 70% de participação.

Apesar do alto número de faltas, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), minimizou os impactos, destacando que todas as matérias do governo foram analisadas e aprovadas, além da realização de audiências públicas e sessões solenes. “A Assembleia foi altamente produtiva e movimentada”, afirmou.

A última sessão ordinária do ano está marcada para 18 de dezembro, com a votação do orçamento de 2025. Após essa data, os deputados poderão ser convocados para discutir projetos relacionados à saída de Goiás do Regime de Recuperação Fiscal e ao pagamento de dívidas estaduais.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.