18/12/24
Durante os 18 dias de atuação do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, 1.082 pacientes foram encaminhados para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todas as solicitações de leitos foram atendidas em menos de 24 horas, marcando um avanço significativo na redução do tempo de espera e no número de pacientes aguardando vaga na capital.
“A parceria foi fundamental para otimizar o uso dos leitos existentes e ampliar a oferta, além de identificar e solucionar rapidamente as dificuldades enfrentadas pelas equipes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Entre as ações, o gabinete coordenou a abertura de 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo; 16 no Hospital das Clínicas, sendo 10 adultos e 6 pediátricos; e 40 leitos de UTI no Hospital Estadual de Águas Lindas, incluindo 20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais, além de 32 leitos de enfermaria na mesma unidade.
Os resultados demonstram a eficácia da estratégia, com impacto direto na redução das solicitações por vagas hospitalares. A demanda diária por leitos de UTI caiu de uma média de 24 para 5, enquanto os pedidos de enfermaria diminuíram de 174 para 78. “Mesmo em meio à crise, nunca houve uma operação tão eficiente quanto esta”, afirmou Elter Borges, médico da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
O gabinete, que promove reuniões diárias para monitorar o cenário e planejar soluções, reafirma a capacidade do Governo de Goiás em liderar iniciativas que integram esforços estaduais e municipais, garantindo maior eficiência no atendimento à saúde da população.