21/12/24
Uma comitiva de deputados federais brasileiros, alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre eles Gustavo Gayer, está se preparando para viajar aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump como presidente. A cerimônia está marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington, e a viagem será financiada com recursos públicos.
O grupo é liderado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, e contará com além Gayer, com Bia Kicis. O deputado Nikolas Ferreira ainda não confirmou sua participação. Todos eles são do PL
Embora tenha recebido convite para o evento, o ex-presidente Jair Bolsonaro não deve comparecer. Seu passaporte foi retido por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) devido às investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado no Brasil. O bloqueio do documento foi imposto para evitar que investigados deixem o país.
Segundo fontes próximas ao clã Bolsonaro, a equipe jurídica acredita que um pedido ao STF para liberar o passaporte seria rejeitado, gerando mais desgaste político. A ausência de Bolsonaro também deve significar que a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não participará da cerimônia. A representação da família ficará a cargo de Eduardo Bolsonaro, que mantém uma relação próxima com a família Trump.