23/12/24
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), fundador e sócio da indústria de alimentos Cicopal, atuou diretamente para beneficiar o setor de bebidas açucaradas. Autor da emenda aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que exclui refrigerantes do chamado “imposto do pecado”, o parlamentar possui interesse pessoal na medida.
A Cicopal, com capital declarado de R$ 30,6 milhões, produz refrigerantes e energéticos, e seria diretamente favorecida caso a proposta seja confirmada no plenário do Senado.
Fundada em 1993 por Vanderlan e sua esposa, Izaura Cardoso, a empresa está registrada na Receita Federal sob administração de Izaura, que gerencia duas empresas sócias da Cicopal.
Em defesa da emenda, Vanderlan argumenta que a taxação dos refrigerantes seria “discriminatória” e que não há evidências de ligação direta entre o consumo dessas bebidas e a obesidade no Brasil.
Em nota, o senador destacou que apresentou 30 emendas ao relatório da reforma tributária e justificou que suas propostas visam beneficiar setores geradores de empregos.