05/01/25
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) tem mantido um perfil mais discreto desde as derrotas eleitorais de 2024, quando não conseguiu se eleger em Goiânia e sua esposa, Izaura Cardoso, foi derrotada em Senador Canedo. Apesar disso, aliados próximos indicam que o parlamentar está longe de encerrar sua trajetória política e avalia cuidadosamente suas próximas movimentações.
De acordo com interlocutores, Vanderlan pode disputar a reeleição para o Senado em 2026, baseando-se em um mandato que ele considera “qualitativo”. No entanto, caso o cenário político se mostre desfavorável ou congestionado, o senador cogita alternativas estratégicas, como concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados ou apoiar Izaura Cardoso como candidata a deputada federal.
Embora 2026 seja um marco importante, as análises de aliados apontam que Vanderlan está de olho nas eleições municipais de 2028, em Senador Canedo. Com o fim do mandato do atual prefeito Fernando Pellozo (União Brasil), que foi reeleito em 2024 e não poderá uma nova disputa, haverá uma lacuna política no município.
Neste cenário, Vanderlan surge como um nome forte, baseado no recall positivo de sua gestão como prefeito da cidade, quando foi eleito e reeleito com alta aprovação. "Ele foi um dos melhores gestores que o município já teve. Há um espaço político natural para que ele retome essa trajetória", avalia um aliado próximo.
Uma das estratégias mais comentadas no núcleo político de Vanderlan é a possibilidade de Izaura Cardoso se candidatar a deputada federal em 2026. Caso isso ocorra, o senador pode se resguardar estrategicamente para focar na disputa pela Prefeitura de Senador Canedo dois anos depois.