21/01/25
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a retenção de seu passaporte pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não o impede de fugir do Brasil. A declaração foi feita em entrevista ao canal conservador AuriVerde Brasil. "Eu não sou réu, pô. ‘Ah, pode fugir’. Eu posso fugir agora. Qualquer um pode fugir", disse Bolsonaro, gerando ampla repercussão sobre o tom de sua fala.
A retenção do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, após Bolsonaro solicitar autorização para viajar aos Estados Unidos e comparecer à posse de Donald Trump. O pedido foi negado, e Bolsonaro foi representado no evento por sua esposa, Michelle Bolsonaro, e seu filho, Eduardo Bolsonaro. No sábado (18), o ex-presidente foi visto emocionado ao levar Michelle ao aeroporto. “Queria estar com ela. Infelizmente, não pude. Por isso, a gente chora. Tenho minhas fraquezas”, desabafou.
Mesmo ausente, Bolsonaro celebrou a participação de Michelle e Eduardo na cerimônia, publicando uma mensagem nas redes sociais: “Grande dia”. Ele destacou a relevância global dos Estados Unidos e enviou um “abraço” a Trump. Eduardo Bolsonaro, que possui relações próximas com estrategistas de Trump, acompanhou a primeira-dama na missão de representar o ex-presidente no evento.