13/12/23
O ministro Nunes Marques do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conhecido aliado do bolsonarismo, votou pela cassação do mandato do deputado estadual bolsonarista, Fred Rodrigues (DC). Além de Nunes Marques, a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes também indicam que o parlamentar de primeiro mandato deve perder o cargo.
O mandato do deputado está sob risco porque ele não apresentou a prestação de contas referente à eleição de 2020, quando disputou para vereador em Goiânia. Fred apresentou defesa em 2021, mas 20 dias após o fim do prazo. O ator da ação que tramita agora no TSE é o ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (Patriota), que pode ficar com a cadeira na Alego.
Ainda devem votar na ação os ministros Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. Se apenas um deles votar pela cassação, Fred já perde o mandato.
Impulsionado por falas polêmicas nas redes sociais, Fred Rodrigues foi eleito ao surfar na onda bolsonarista pautado principalmente por falas ligadas a identidade de gênero e suposta defesa da família “tradicional”.