29/01/25
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) surpreendeu nesta terça-feira (28) ao admitir, por meio de suas redes sociais, o desejo de retornar à Prefeitura de Senador Canedo, cidade onde iniciou sua trajetória política entre 2005 e 2010. A declaração veio em resposta a um seguidor no Instagram que perguntou se ele voltaria a administrar o município.
"Com certeza! Essa é a cidade que me projetou e é onde tenho minha empresa, família e muitos amigos. Nesse momento, o foco é a reeleição no Senado, para continuar trabalhando pelo estado inteiro. Mas pretendo voltar a ser prefeito do Canedo e fazer novamente as grandes transformações no município", afirmou Vanderlan.
O senador governou a cidade por dois mandatos consecutivos e, após sua reeleição em 2008, deixou o cargo para disputar o Governo de Goiás em 2010, terminando em terceiro lugar. Desde então, tentou novamente o governo estadual e concorreu duas vezes à Prefeitura de Goiânia, sem sucesso. Na eleição municipal de 2024, sua candidatura ao Paço terminou em quinto lugar, em um pleito vencido por Sandro Mabel (União Brasil) contra Fred Rodrigues (PL).
O aceno de Vanderlan à Prefeitura de Senador Canedo, embora revele sua ligação com o município, também evidencia uma redução de sua estatura política. Após ocupar o cargo de senador da República e disputar o comando do estado e da capital, a sugestão de um retorno ao posto de prefeito sinaliza um recuo em sua trajetória, o que pode fragilizar sua imagem como liderança estadual.