29/01/25
A vereadora de Nerópolis Geyciane Rosa de Oliveira, conhecida como Geyci da Saúde (PL), foi presa nesta terça-feira (28) em uma operação conjunta do Ministério Público de Goiás (MPGO) e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). Ela é suspeita de liderar um esquema que desviou mais de R$ 500 mil da Secretaria Municipal de Saúde, utilizando familiares e aliados para firmar contratos sem licitação. Além dela, a presidente da Câmara Municipal, Regina da Saúde, também foi alvo da investigação e teve mandados de busca e apreensão cumpridos.
A operação mirou uma organização criminosa que atuaria na Secretaria de Saúde de Nerópolis desde 2017, fraudando licitações e contratos públicos. No total, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Nerópolis, Goiânia, Jataí e Brasília. A Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados em até R$ 1,5 milhão, proporcionalmente ao grau de envolvimento de cada um no esquema.
Entre as irregularidades identificadas pelo MPGO, destaca-se a contratação de empresários sem qualificação técnica, incluindo uma pessoa não alfabetizada para representar o município na Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa. A investigação segue em andamento para aprofundar o alcance do esquema e identificar todos os envolvidos no desvio de recursos públicos.