02/02/25
Durante entrevista à Rádio Bandeirantes na última sexta-feira, 31, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que sua prioridade política é fortalecer a oposição no Senado Federal, destacando: “Eu prefiro mais um senador do que um governador”. A fala reforça a estratégia do ex-mandatário para garantir maior influência sobre comissões e o orçamento federal.
A declaração pode representar um obstáculo para os planos do senador Wilder Morais (PL-GO), eleito em 2024 e atual presidente estadual do partido. Wilder tem interesse em disputar o governo de Goiás em 2026, mas, caso a estratégia de Bolsonaro se mantenha focada no Senado, ele poderá enfrentar resistência dentro do próprio PL e precisar reavaliar seu futuro político.
Comparando o cenário político a um jogo estratégico, Bolsonaro enfatizou a necessidade de paciência para consolidar espaços de poder. “Nós estamos jogando War. É preciso paciência para ocupar espaços políticos”, disse o ex-presidente. Ele também alertou sobre os riscos de perder espaço para adversários caso o Senado não seja uma prioridade. “Se a gente não tiver senadores comprometidos, ficamos sem comissão, sem mesa e sem orçamento. Outros partidos tomam esses espaços e ganham mais poder”, acrescentou.
Com essa postura, Bolsonaro sinaliza que a eleição de governadores pode ser secundária dentro de sua estratégia nacional, o que pode levar Wilder Morais a reconsiderar seus planos para 2026.