05/02/25
Apesar dos desafios persistentes na rede municipal de Saúde de Goiânia, secretários da região metropolitana estão otimistas quanto a avanços em 2025. O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, que também preside o MDB no município, considera o atual cenário político favorável para ações integradas na área. “Talvez o melhor cenário dos últimos anos”, avalia.
A conjuntura política reforça essa expectativa: o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), pertence ao mesmo partido do governador Ronaldo Caiado. Já os prefeitos de Trindade, Marden Júnior, e de Senador Canedo, Fernando Pellozo, também são da sigla do governador. Em Aparecida, Leandro Vilela (MDB) é primo e aliado do vice-governador Daniel Vilela (MDB).
O secretário de Saúde de Trindade, Gustavo Queiroz, destaca a importância de fortalecer unidades metropolitanas de atendimento. Ele vê com bons olhos a integração dos municípios para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Algumas iniciativas conjuntas já estão em andamento. No final de janeiro, um mutirão contra o Aedes aegypti reuniu o governo estadual e as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A ação foi realizada no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa entre os dois municípios.
A preocupação com o combate à dengue cresce diante do avanço da doença em Goiás. Em janeiro, o estado registrou mais de 4 mil casos, com 15 cidades em situação de emergência. Até esta terça-feira (4), já eram 5,6 mil casos confirmados e 12,7 mil sob investigação, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Apesar dos números, ainda não há decreto estadual de emergência.