Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Ex-mulher de Wilder Morais faz vídeo sobre como se proteger da violência patrimonial

14/02/25

A advogada Andressa Mendonça, ex-esposa do senador Wilder Morais (PL), divulgou um vídeo em suas redes sociais abordando a violência patrimonial e como as mulheres podem se proteger desse tipo de abuso. No conteúdo, Andressa ressalta que "violência doméstica não é só agressão física. O abuso financeiro também é uma forma cruel de controle".

A declaração de Andressa Mendonça ocorre no contexto de disputas judiciais entre ela e o senador, relacionadas ao pagamento da pensão alimentícia para os filhos do casal. Em ocasiões anteriores, Andressa utilizou suas redes sociais para expor dificuldades enfrentadas para garantir uma pensão compatível com as necessidades das crianças. Como resposta, Wilder Morais moveu uma ação judicial contra a ex-esposa, alegando injúria e difamação devido às publicações.

O senador ingressou com uma ação de obrigação de fazer e não fazer, além de pedir indenização por danos morais. No entanto, o juiz Rinaldo Aparecido Barros decidiu em favor de Andressa, fundamentando sua decisão na liberdade de expressão. Segundo o magistrado, as declarações da advogada expressavam um descontentamento pessoal sem ultrapassar os limites da crítica e da divergência de opiniões.

Na decisão, o juiz destacou que expressões como "Senador conservador da família" e "bilionário que não visita os filhos", bem como a menção de que Wilder Morais havia solicitado a redução da pensão alimentícia, não são suficientes para comprometer a honra do parlamentar. Com isso, Wilder Morais perdeu a ação movida contra Andressa.

A divulgação do vídeo de Andressa Mendonça reforça o debate sobre a violência patrimonial, que é uma das formas de abuso previstas na Lei Maria da Penha. No conteúdo compartilhado, ela orienta mulheres sobre seus direitos e meios legais para se protegerem de situações em que o parceiro ou ex-parceiro tenta controlar financeiramente a vítima, impedindo seu desenvolvimento econômico e dificultando sua autonomia.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.