Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Gustavo Gayer trata Brilhante Ustra como herói, mas diz que ministro do STF é torturador

22/02/25

O deputado federal Gustavo Gayer (PL) anunciou que irá denunciar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) supostas práticas de tortura psicológica e coação na delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid. 

Em sua crítica, Gayer acusa o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de pressionar Cid a falar o que ele queria. “Estou enviando agora uma denúncia à CIDH relatando a tortura psicológica, coação, intimidação e ameaça de prender familiares que Mauro Cid sofreu na prisão para falar exatamente o que Alexandre de Moraes queria”, declarou o parlamentar.

A declaração chama atenção porque o próprio Gayer já exaltou como herói o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, notório chefe do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), que foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante a ditadura que se seguiu ao golpe militar de 1964. Ustra foi reconhecido pela Justiça como torturador.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.