23/02/25
Um incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada deste domingo, 23, o Cineteatro de Niquelândia, um dos principais espaços culturais da cidade, localizada na região Norte de Goiás. O Corpo de Bombeiros foi acionado e mobilizou todo o efetivo para combater as chamas, que rapidamente consumiram a estrutura do prédio. Após a contenção do fogo, a corporação iniciou o trabalho de rescaldo para evitar novos focos.
O prefeito Eduardo Moreira afirmou, em entrevista ao portal Mais Goiás, que a prefeitura acredita que o incêndio foi provocado intencionalmente. “Lá estava sem energia elétrica, estava desativado desde a gestão passada. Alguém colocou fogo lá dentro”, declarou.
Segundo Moreira, o espaço estava fechado há anos devido à falta de manutenção. “Poltronas, equipamentos de ar-condicionado, tudo estava lá dentro. Era uma questão de restaurar e fazer uma reforma. Estava, inclusive, agendada para esta segunda-feira, 24, uma visita para planejarmos a restauração e reabertura do espaço, mas infelizmente aconteceu essa tragédia”, lamentou.
O prefeito destacou a relevância do cineteatro para o município e reforçou que sua reativação fazia parte dos planos da gestão. “Infelizmente, nos deparamos com essa tragédia. A comandante do Corpo de Bombeiros já nos adiantou que o laudo indicará a impossibilidade de reaproveitamento das paredes devido ao aquecimento intenso”, explicou.
Além dos danos estruturais, a ausência de vigilância no local também foi mencionada por Moreira. “Não tinha nenhum vigilante. Desde que assumimos, estamos ajustando as coisas, mas infelizmente aconteceu esse incêndio”, disse. O prefeito revelou ainda que a administração municipal descobriu recentemente que a gestão anterior havia cedido o espaço a uma associação local por meio de uma concessão de 20 anos. “Estou analisando esse documento agora. Precisamos entender o que foi feito para tomar as providências necessárias”, afirmou.
Com cerca de 15 a 18 anos de existência, o cineteatro era um dos principais pontos culturais da cidade, sendo palco de eventos promovidos pela prefeitura, apresentações teatrais e sessões de cinema. “Sempre teve eventos da prefeitura, da cultura, teatro e lançamentos de filmes. Era uma estrutura enorme e muito importante para a população”, ressaltou Moreira.
As investigações sobre a origem do incêndio já começaram, e a prefeitura aguarda a conclusão do laudo pericial para adotar as medidas cabíveis.