26/02/25
A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Goiás atingiu 70%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26). O índice representa um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2024, quando 56% dos goianos rejeitavam a gestão petista.
A pesquisa, divulgada pelo jornal O Popular, mostra que apenas 28% dos entrevistados aprovam o governo federal, enquanto 2% não souberam ou não responderam. Em dezembro, a aprovação de Lula era de 41%, evidenciando uma queda de 13 pontos percentuais em dois meses.
O cenário em Goiás reflete a tendência nacional de desgaste da popularidade do presidente. A Genial/Quaest analisou a percepção sobre o governo em oito estados (SP, MG, RJ, BA, PR, RS, PE e GO), e a desaprovação variou entre 50% e 70%. Goiás registrou o maior índice de rejeição entre os estados pesquisados.
Na avaliação do desempenho do governo em Goiás, 58% consideram a gestão negativa, 22% classificam como regular e apenas 18% avaliam como positiva. Outros 2% não souberam ou não responderam. Além disso, 68% dos goianos acreditam que o Brasil está indo na direção errada, enquanto 25% consideram que o país segue o caminho certo. Outros 7% não responderam.
A pesquisa ouviu 1.104 pessoas em Goiás, com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.