28/02/25
O Banco Central (BC) confirmou que o Pix por aproximação começa a operar nesta sexta-feira (28). A nova funcionalidade permite que pagamentos sejam realizados sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, apenas aproximando o celular ou smartwatch da maquininha de pagamento.
Algumas instituições financeiras já vinham testando a ferramenta nos últimos meses, tornando os pagamentos mais ágeis, sem a exigência de leitura de QR Code ou inserção de chaves Pix. A única carteira digital disponível para o serviço, no momento, é o Google Pay.
Usuários da Apple, no entanto, não terão acesso ao recurso por enquanto. A empresa não permite que aplicativos fora do Apple Pay utilizem a tecnologia NFC e também não solicitou autorização ao BC para atuar como iniciadora de pagamentos, requisito necessário para oferecer o Pix por aproximação. Questionada, a companhia americana afirmou que não comentará o assunto.
Para utilizar o novo sistema, o usuário precisa vincular sua conta bancária ao serviço de pagamento por aproximação. Após a autorização, basta selecionar a opção de pagamento por Pix, aproximar o dispositivo da maquininha, revisar os dados e confirmar a transação. O funcionamento é semelhante ao dos cartões por aproximação, trazendo mais praticidade ao dia a dia dos consumidores.